Preparação necessária para ir a montanhas

Preparação Física

A vertente física é de extrema importância, uma vez que a boa capacidade atlética de um montanhista permite-lhe um desempenho mais adaptável às condições em que o montanhismo é efectuado. O facto de estar em forma garante uma maior resistência e segurança, logo os riscos de algo correr mal (cansaço, frustração) diminuem consideravelmente. Como tal, caso seja necessário, é aconselhável fazer umas caminhadas antes para aumentar os níveis de confiança, o ritmo cardíaco, no fundo trabalhar a resistência de forma a ter uma boa performance.

Preparação mental

É tão ou mais importante que a componente física, a psicológica, pois a chave para o sucesso/insucesso da prática deste desporto está na força da mente e em assumir uma atitude optimista para com as adversidades.

Mais do que apreciar a natureza e estar em contacto com ela, devemos ter a noção que podemos encontrar alguns perigos, desde uma tempestade surgida do nada, aos insectos que não estamos habituados a lidar, passando mesmo por ter de atravessar um mato espesso e agreste. E, por tudo isto, se não tivermos a capacidade mental de superar estes desafios, certamente não conseguimos atingir aquilo a que nos propusemos no curso seo para afiliados

Em jeito de conclusão, fica a ideia de que para sentirmos aquilo que é o montanhismo precisamos de combinar o simples prazer de estar na montanha com habilidade, equipamentos seguros e energia positiva. Contudo, esta missão de partir para a conquista, deve ser acompanhada pela percepção de não causarmos dano a nós próprios, aos outros ou mesmo ao meio ambiente.

Saiba mais: www.marcosmedeiros.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *