Montanhismo sustentável

Montanhismo: o que é?

O termo montanhismo é aplicado para designar a actividade que consiste em subir montanhas através de caminhadas ou escaladas. O berço do montanhismo, como é conhecido actualmente, é a cordilheira dos Alpes que está situada no continente europeu e atrai milhares de pessoas todos os anos. As pessoas partem à conquista das montanhas com o objectivo de chegar ao cume, atingir o ponto supremo de uma determinada montanha ou o topo de uma falésia. Conquistar uma montanha não deixa de ter um sentido metafórico, pois o vencer e ultrapassar de uma dificuldade (como no caso da montanha), permite ao homem ter mais força para encarar as vicissitudes da vida de venda dominada.

As pessoas que praticam montanhismo têm a oportunidade única de entrar em contacto directo com a natureza, de respirar o ar puro das árvores, apreciar as paisagens agrestes da fauna, ou mesmo dormir debaixo de um céu estrelado. Todos estes condimentos permitem ao homem viver experiências simbólicas e marcantes.

Preservar a natureza! Esse é o lema de todo os montanhistas, que têm como princípio praticar um desporto sem modificar as características do local e também o de não o poluir, pois só assim toda a gente pode beneficiar da natureza em todo o seu esplendor.

Por outro lado, existem vários desportos que poderão ser praticados numa determinada montanha e convém diferenciá-los:

Montanhismo não é Escalada

O montanhismo não é escalada, pois, por vezes, para conseguir atingir um determinado topo é frequente recorrer a algumas técnicas de escalada, daí confundir-se intimamente estas duas actividades. A escalada é uma das disciplinas base do montanhismo, assim como a marcha, esqui ou campismo de montanha, não é necessário que se faça curso seo para afiliados www.marcosmedeiros.com.br/curso-seo-para-afiliados-2017-bonus/

Montanhismo não é Pedestrianismo

Por outro lado, o montanhismo também não é pedestrianismo, pela maior dificuldade que representa e também pela diferença de objectivos que incorpora.

Montanhismo não é Alpinismo

Por conseguinte, o montanhismo também se diferencia do alpinismo, na medida em que não é tão exigente como este último. A prática do alpinismo implica maiores dificuldades, por estar associado à alta montanha, isto é, a terrenos glaciares e a altitudes que obrigam a uma prévia habituação do corpo (aclimatação).

Preparação necessária: Física e Mental

O montanhismo é praticado num ambiente indiferente às necessidades humanas, e não é qualquer um que está disposto a subir uma montanha para obter como recompensa o enriquecimento físico e espiritual.

Por outro lado, quem arrisca em subir uma montanha não se deve resignar e conformar simplesmente pelo acto do querer, pois é necessário estar preparado para a totalidade da natureza. Existem vários factores naturais que devemos temer e a melhor solução é estar preparado para eles, quer física e mentalmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *